quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Custo de vida

Recebo muitos e-mails de pessoas querendo saber sobre o custo de vida em Singapura. Bem, a consultoria ECA International realizou uma pesquisa sobre as cidades mais caras da Ásia e Singapura teve lugar garantido no pódio.

No primeiro lugar está Tóquio (que no ranking mundial só perde para Luanda, em Angola), seguida de Hong Kong e Singapura. Seoul ocupa a quarta posição.

Recentemente o valor do aluguel vem subindo na Ásia, impulsionado pelo crescimento econômico, o fortalecimento de moedas asiáticas e o crescente número de expatriados na região.

A ECA afirmou ainda que durante a crise de 2009 o preço do aluguel para um apartamento de dois quartos em Singapura caiu 17%, situação  que foi revertida no ano passado quando o preço dos aluguéis subiu 15%.

Isso quer dizer que eu, que cheguei aqui em 2009 e assinei um contrato de aluguel de apenas dois anos, vou ter que sair em busca de um novo lar. E, com os preços como estão agora, duvi-d o-dó que consiga encontrar um apartamento legal numa região tão central como a que moramos hoje.

Veremos...

6 comentários:

  1. Vivo em Cingapura por 4 anos , posso te dizer que eh CARO , muito CARO viver aqui . As componentes que "matam" sao alugueis e escola . Se vc nao quiser colocar seu filho em uma escola local , mas sim em uma escola mais western , se prepara para pagar por volta de 15000 reais por semestre ... Sim tudo isto mesmo .
    Quanto comida e vestuario , digo que eh mais barato que o Brasil , nestes quesitos o Brasil ja esta se tornando um dos paises mais caros do mundo , porem , geralmente o que matam nosso orcamento nao sao jantares fora , mas sim coisas que nao podemos escapar , tais como moradia e escola

    ResponderExcluir
  2. e em relação a emprego é dificil de conseguir ou não. gostaria muito de ir morrar em Cingapura daqui a alguns anos.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, gostaria de passar uns 2 anos morando na China numa cidade industrial tipo Gangzhou por exemplo. Qual seria o valor do aluguel de um pequeno flat bem pequeno só com quarto e banheiro/cozinha?? Qual seria a média para se comer um PF no almoço e jantar todos os dias??

    ResponderExcluir
  4. OI MC, percebi que vc vem escrevendo pouco, mas mesmo assim resolvi tentar.
    Minha filha recebeu uma propsota para trabalhar em Singapura, após ler todinho o seu blog, ainda estou um pouco desconfortável com relação ao preço de aluguel e condomínio(águal, luz, gás, etc...)E quanto ao custo de vida? Ela é solteira e pretende morar sozinha. Quanto ela gastaria para se manter aí?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena, sugiro que vc dê uma olhada no site www.propertyguru.com.sg que tem preços reais de apartamentos por região. A empresa não vai pagar o aluguel? Sobre o custo de vida, posso te dar uma estimativa do meu custo, que é pra 2 pessoas. A conta de luz, água e gás é uma só, pagamos em média SGD220/mês. TV a cabo, SGD130, celular SGD 75, faxineira SGD50/meio período, manutenção do ar condicionado SGD380/ano (obrigatório). Espero que ajude!

      Excluir
  5. Obrigado! já dá uma idéia.

    ResponderExcluir