sábado, 8 de janeiro de 2011

Um ano novo


Não vou começar o primeiro post do ano me desculpando por não ter escrito nada desde novembro (sendo que os últimos posts não foram necessariamente textos elaborados). Já mudamos até de década, então decidir olhar pra frente e falar do que 2011 nos reserva.

Passei a virada do ano na casa de um amigo de frente para a Marina Bay. Foi nosso primeiro Réveillon em Singapura, e eu tinha altas expectativas com os fogos de artifício mas acabei me decepcionando porque aparentemente a data não é tão importante aqui quanto o Ano Novo Chinês ou o National Day (e foi um fumacê...).





Falando em Ano Novo Chinês, o ano do coelho tem início no começo de fevereiro (3 e 4) – e a cidade já está quase toda decorada. Três semanas antes da “virada” o Festive Night Market já está rolando em Chinatown e até a Ikea já está vendendo coisas com desenho de coelho (ano passado eu comprei pantufas de tigre, um arraso!).  Então sei que nas próximas semanas podemos esperar muitas bugigangas vermelhas e douradas pra todo canto, muito barulho com a tradicional Lion dance que acontece na cidade inteira e, espero, muitos fogos de artifício para compensar a pobreza do Réveillon.

Na ressaca do Ano Novo Chinês acontece a Chingay Parade (11 e 12/fev), que é tipo o Carnaval da Sapucaí – que eu nunca vi e portanto ainda não posso comentar. Mas ano passado algumas amigas até desfilaram no bloco brasileiro. Sim, tem um bloco brasileiro e não – nem a pau eu penso em desfilar.

Voltando um pouco, em janeiro acontece o Thaipusam, um festival que me atrai e repulsa ao mesmo tempo: é quando os devotos hindus andam pela Serangoon Road se espetando com kavadi ... É preciso estômago pra ver isso ao vivo, então ainda não decidi se vou (já que me impressiono até vendo Grey’s Anatomy na TV).

Também tem muita exposição boa rolando ou pra começar, inclusive a Retrospectiva do Valentino e a Art Stage Singapore, um evento internacional que reúne 110 galerias de diversas partes do planeta. Ainda tem o ArtScience Museum que inaugura em fevereiro no Marina Bay Sands e a Singapore Biennale 2011 de março a maio. 

O ano também está começando bem para quem gosta de música. Akon, Taylor Swift, Eric Clapton, Iron Maiden, Eagles, Santana e Michael Bublé são alguns dos shows que acontecem até março. Até Os Mutantes vão tocar aqui em março!!

Pra quem prefere musicais 2011 começa com uma temporada do Rocky Horror Show (um tanto polêmica já que o filme era proibido em Singapura até 2003) de 5 a 16/janeiro e traz a produção original do Lion King para estrear o teatro do Marina Bay Sands.

Ainda não sei se o ano todo será intenso desse jeito ou se as melhores atrações estão concentradas nos primeiros meses de 2011, só sei que é inspirador começar o ano assim!

Feliz Ano Novo pra todo mundo! 

4 comentários:

  1. cansei só de ler, quanto coisa, garai!
    eu quero ir em tudo (menos no espetinho de hindu).
    bora?
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Feliz Ano Novo nesse mundo novo. saudades!

    ResponderExcluir
  3. E nesse ano novo...estaremos por aí!!!!!!!!!!!!!
    bjos

    Carol

    ResponderExcluir