quinta-feira, 29 de abril de 2010

Chá da tarde

Mulheres que não trabalham se encontram para almoçar e tomar café. Num país com tanto expatriado, não é difícil ter um monte de esposas/namoradas/noivas que não querem ou ainda não encontraram trabalho (lá vou eu de novo beirando um assunto delicado, mas deixa pra lá).

Além dos almoços e cafezinhos, a tradição aqui é tomar chá da tarde na casa das amigas. Mas esses eventos não são muito espontâneos, pelo contrário: são planejados com antecedência. Algumas vezes acontece por causa de alguma ocasião (aniversário, casa nova, viagem), outras por ocasião nenhuma.

Eu já fui a alguns desses chás, mas vou menos agora que a Cris (nossa grande promotora de chás) mudou para Jakarta. Mesmo assim, continua sendo uma atividade relativamente frequente, e desde que mudei para o apartamento queria oferecer um chá em casa – mas sempre arranjava uma desculpa: “não tenho louça”, “não sei cozinhar nada”, “não tenho tempo”.

Finalmente resolvi parar com as desculpas, comprei as louças numa mega promoção, resolvi fazer algumas receitas que já tinha feito antes e arriscar outras novas.

Marquei a data, convidei algumas poucas amigas (porque na lata de sardinha em que vivo se você colocar muita gente alguém vai cair pela janela), e escolhi o menu:

- Torta de maçã holandesa

- Cupcakes de chocolate

- Pão de queijo

- Queijos, hommus e torradinhas

- Mini muffim com sotaque mediterrâneo (receita da minha amiga Bailandesa)


Para beber, suco, coca light e vinho – porque a última coisa que se bebe nesses chás da tarde é chá!

Os preparativos foram trabalhosos (comecei a cozinhar dois dias antes!), nunca tinha feito uma festa assim em que eu mesma cozinharia tudo! Mas foi muito divertido, fiz tudo com prazer, arrumei a casa toda e fiquei torcendo para as comidinhas terem ficado gostosas!

No final das contas o chá foi um sucesso. De 10 convidadas faltaram só duas, as comidas deram certo - apesar do meu perfeccionismo agudo insistir que a torta de maçã estava meio queimadinha e que a cobertura dos cupcakes estava muito amarga. O grande destaque da tarde foram os pães de queijo. Todo mundo aprovou, mas o que me deixou feliz mesmo foi minha amiga mineira elogiando e pedindo a receita!

7 comentários:

  1. MC, você está se revelando uma otima cozinheira!!!!!Estou muito orgulhosa :) Friend, acho inclusive que vc deveria criar um marcador "receitas" e compartilhar conosco alguns segredos de forno e fogão....
    Beijo
    Ni

    ResponderExcluir
  2. AIIIII... Inveja branca do seu cha!!! As fotos estao mega apetitosas!! EU AMO CHA DA TARDE com as amigas!!! (pelo menos uma coisa boa de nao ter emprego!!!)
    Obrigada pela citacao no blog, sinto falta de organizar os cafes la em casa!!!
    Beijos e nos vemos em breveeeeee

    ResponderExcluir
  3. Eu quero!!! Aliás, quero fazer um chá da tarde... Aliás de novo, eu devo um bolo pro André e pra Aninha.
    Quem sabe agora eu consiga ter um pouco de tempo? Desde que voltamos das férias, só trabalho, trabalho, trabalho.

    Nada como pão de queijo elogiado pela amiga mineira, hein? E eu me lembro da sua primeira tentativa de fazer pão de queijo, uns mil anos atrás...

    beijo

    ResponderExcluir
  4. que delícia!!!!!!!!!
    nossa me deu uma mega fome
    faz um chá assim no Brasil tb né!
    Poxas :)
    Parabéns!
    Beijos
    Carol Pira

    ResponderExcluir
  5. Ni,
    sabe que não é uma má ideia?? Vou pensar com carinho nisso (até pq nenhuma receita é minha e tenho que checar com a fonte!)

    Cris,
    vc é minha musa inspiradora dos chás da tarde! Os seus eram os melhores!! Semana que vem estamos aí para matarmos as saudades!!

    MH,
    se vc for desencantar esse bolo (tá faland há 1 ano disso) até te mando a receita do pão de queijo, facílima de fazer!

    Carol,
    Vou tentar!! Da próxima vez que eu for em vez de ir no Arábia a gente come alguma coisinha em casa! ;)

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Vc fez tudo isso? sozinha? que orgulho... depois coloca as receitinhas para a eu ver se me empolgo... rs
    beijos
    Re

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, estou orgulhosa de vc.
    Bjs, Ró

    ResponderExcluir