segunda-feira, 6 de julho de 2009

Singapura: Idioma

Por ter sido uma colônia da Inglaterra por mais ou menos 140 anos até 1963 (tipo anteontem), não é estranho que Singapura tenha herdado o sistema legal e o idioma para administração, negócios e educação nas escolas. Mas são quatro os idiomas oficiais: inglês, mandarim, malaio e tamil – e o extra-oficial, que expliquei aqui.

Sobre o singlish, acredito que seja o preferido entre os locais quando estão conversando entre si. Mas a maioria dos singapureanos têm a habilidade de mudar rapidamente entre singlish e inglês. Se um ang mo entra na roda, eles automaticamente começam a falar inglês. A diferença é nítida, e apesar de poder pescar algumas palavras ou o tema geral da conversa, só vai entender tudo quem fizer estágio intensivo com os locais.

Mas é verdade que mesmo o inglês falado aqui é diferente. Tão diferente quanto o adotado nos EUA, Inglaterra, Austrália, etc, quando comparados. Assim como cada país tem sua particularidade, em Singapura você nota a diferença no sotaque, expressões e, again, entonação. Eles não gostam de serem ridicularizados pelo jeito como falam inglês, e garantem que muita gente aqui dá um baile em muito americano - questão de orgulho, estereótipo e cultura.

Uma curiosidade: as pessoas que trabalham no rádio e televisão passam um tempo fora (Inglaterra ou EUA) aperfeiçoando a fala para soarem mais “ocidentais” – ou seria “internacionais”? A pergunta é: se eles têm tanto orgulho do inglês singapureano, por que é que vão para outro país para aprender a falar como “o resto do mundo”?

Outra curiosidade: a maioria dos Peranakans (que expliquei no post anterior) tem ascendência Hokkien, e mesmo assim o governo adotou o mandarim como dialeto chinês oficial. No passado os hokkiens devem ter ficado muito bravos com essa determinação, mas acredito que a essa altura já estejam habituados. Ou não.

Enfim, tudo o que você precisa para viver em Singapura é uma mente aberta, um bom senso de humor e cotonetes.

O resto a gente vai aprendendo aos poucos.

4 comentários:

  1. cotonetes...
    a vida é dura!

    ResponderExcluir
  2. Cotonetes... olha que coisa!
    Besos

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, estarei em cingapura em setembro, gostaria que me enviasse algumas dicas por e-mail. Meu e-mail e luiz.offshore@gmail.com.
    Grande abraco e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  4. Luiz,
    tentei te mandar um email mas voltou! O endereço está certo?

    ResponderExcluir