quinta-feira, 2 de julho de 2009

Singapura: Geografia e clima

Singapura é uma ilha de aproximadamente 700km2 localizada no sudeste da Ásia. A ilha principal tem 42km de comprimento e 23km de largura. O restante consiste em pequenas ilhas e ilhotas (63, para ser exata), que podem ser tanto área militar, quanto industrial, um aglomerado de pedras e Sentosa, é claro. Os vizinhos são Malásia e Indonésia. O ponto mais alto de Singapura é Bukit Tima hill, com 166 metros de altitude.

Aproximadamente 23% da ilha consiste em florestas e reservas naturais. Se você gosta de orquídias, vai adorar a coleção no National Orchid Garden. Você pode até batizar uma das orquídeas com o seu nome, desde que desembolse uns S$100 mil dólares singapureanos.

Pela proximidade com a linha do Equador, o clima em Singapura é quente e úmido o ano inteiro. Dizem que as temperaturas variam de 22ºC a 33ºC, mas nunca vi 22ºC e já senti que passou de 33ºC. Em média, a umidade relativa do ar fica em torno de 90% pela manhã e 60% à tarde. Junho e julho são os meses mais quentes (e como), de agosto a outubro é época de haze (cerração/nevoeiro causado pelas queimadas que acontecem na Indonésia nessa época do ano) e em novembro e dezembro é época das monções (ventos sazonais).

Como não há estações definidas, não tem muito como classificar alta e baixa temporada. Mesmo assim, me parece que entre janeiro e fevereiro é a melhor época para vir para cá. Não é tão quente quanto no meio do ano, e ainda há o Ano Novo Chinês para encher os olhos.

Fonte: Lonely Planet, e minha própria experiência!

10 comentários:

  1. eeeeeee, eu quero ir!!!!Ni

    ResponderExcluir
  2. Ano novo chinês... taí, é uma idéia! hehehe

    eu queria ir djá!

    bjo

    ResponderExcluir
  3. Boas dicas! Obrigada!
    Em maio meu marido e eu estamos programando uma viagem pra Cingapura pois desejamos cnhecer a igreja do pastor Joseph Prince. Espero que tenhamos boas experiencias nesse país.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Será que poderiam me indicar um lugar bom e barato para eu me hospedar. Vou ficar por aí 1 mês aproximadamente.

    ResponderExcluir
  5. UAU!!MUITO LEGAL NESNI ESTE POST!!!!
    ME AJUDOU MUITO NO TRABALHO E NE INTERESSEI POR SINGAPURA =)

    ResponderExcluir
  6. Muito bom!!!! Tenho a previsão de ficar 2 anos por lá!!!

    ResponderExcluir
  7. Viajo em breve (Julho) para Singapura. Vou estar atento a novidades.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Pois é mesmo deve ser uma maravilha dia 09 de junho vamos em lua de mel com minha recente noiva. Vamos curtir a Ilha ao MAXIMO.

    Gratos pelas dicas

    Nelson-Angola

    ResponderExcluir
  9. estaremos indo em Julho...Deve ser o máximo.Não vejo a hora de conhecer esta cidade.

    ResponderExcluir