sexta-feira, 5 de junho de 2009

Qual é a graça?

Singapura foi colonizada pelos britânicos, e por isso acabou herdando muitas coisas da Inglaterra, como: o idioma, a ordem do trânsito (mão inglesa), fish and chips etc. Mas uma coisa que os singapureanos definitivamente não herdaram da terra da rainha Elizabeth, foi o humor.

Não que eu conheça muitos locais – mas já tive contato suficiente para saber que eles não entendem piadas que os ango mo (ou seja, ocidentais) fazem com a maior naturalidade do mundo.

E não é só falta de humor propriamente dito, eles também não tem jogo de cintura e malícia para conversar, me parece um pouco simplista, e eles tomam tanto cuidado para não ofender outras pessoas quando falam. Talvez seja excesso de respeito ao próximo, ou de ingenuidade, não sei...

Tenho um exemplo excelente: estava num restaurante, sozinha, comendo um sanduíche delicioso, de garfo e faca. Às tantas resolvi espetar um tomatinho cereja – como já estava cortado na metade, achei que era uma boa idéia. Não só não consegui segurar o tomate no garfo, como ele espirrou que nem chafariz pela mesa inteira, meu livro e minha roupa.

Comecei a rir sozinha, e a garçonete veio até a mesa. Então eu falei, toda engraçadinha:

- I had a little tomato accident.

E ela respondeu:

- Do you want ketchup?

Ela nem sequer ouviu o que eu estava falando. Simplesmente ouviu a palavra “tomate” e achou que eu estava pedindo ketchup.

Já falei disso com vários outros expatriados, e cada um tem uma história para contar. Às vezes quando estamos em grupo e alguém faz uma piadinha com o garçom, alguém da mesa pergunta pra quê insistir em fazer graça? Eles não entendem e a pessoa acaba fazendo papel de bobo!!

Mas eu cresci rodeada de piadas e bom humor, e depois vieram os seriados americanos (de Seinfeld, Friends a Two and a half men) para ajudar a incrementar ainda mais minha personalidade engraçadinha por natureza.

E sei que já dei muito fora na vida, mas nada se compara com o que vou passar em Singapura. Essa é uma previsão fortíssima, quase uma profecia.

Vocês vão ver.

3 comentários:

  1. hahahaha
    o que tem a ver tomtato accident e ketchup?
    ai má, vc é muito engraçada!
    conta pra gente suas piadas e tiradas que a gente ri!
    bom, pelo menos eu dou gargalhadas com vc!
    como agora!
    beijo!
    Carol Pira

    ResponderExcluir
  2. E a gente fica aqui, rindo à distância...

    ResponderExcluir
  3. pois é carol não tem NADA a ver! Isso acontece direto... quero escrever mais foras, mas é difícil lembrar em detalhes!!

    MH, vem pra cá pra eu rir de vcs passando pela mesma coisa!!

    ResponderExcluir