terça-feira, 2 de junho de 2009

Hot, hot, hot

Desde que saímos daquele hotel horroroso (sim, ainda guardo ressentimentos) e viemos para o nosso apartamento lindo, estamos pastando para aprender a lidar com o calor.

Apesar apartamento estar voltado para o nascer do sol, se você fechar porta da varanda e janelas, quando entrar na sala de manhã vai se sentir numa sauna. Então a solução foi programar o ar condionado da sala para ligar às 6h da manhã, assim quando o Steven sair ele não derrete.

Eu desligo o ar lá pelas 10h da manhã (claro que eu não acordo às 10h, estou desempregada mas não sou inútil), quando o sol já está saindo da varanda. Depois de 10 minutos de porta aberta já começa a suadeira. Isso considerando que eu esteja parada. Se eu inventar de varrer a sala bastam 2 minutos para começar a pingar.

Deixar o ar ligado o tempo todo enquanto eu estiver em casa não é uma opção – já fomos alertados que a conta de energia elétrica aqui não é brincadeira. O jeito foi comprar um bom e velho ventilador de mesa.

Não existe ventilador bonito, e olha que eu procurei... Acabamos comprando um normalzinho daqueles que gira de um lado pro outro (tinha um que fazia movimentos circulares, tipo o símbolo do infinito, mas era feio de doer), e ele fica ligado bem na minha frente, o tempo inteiro. Desde então minha vida mudou.

Talvez esse post hoje não faça sentido para as pessoas que moram em SP (ou na Holanda, e estão celebrando o verão com todas as forças), mas quem mora nos trópicos vai se identificar.

O pior é que em Singapura não existe estação do ano. Todas as estações são basicamente iguais, com a diferença do período das monções, e consequentemente, chuva. Então sabemos que vamos ter que lidar com o calor e a umidade o ano inteiro, e só nos resta torcer para que em alguns dias o vento sopre mais forte.

5 comentários:

  1. aqui ta friooo, brrrrrr
    saudades

    ResponderExcluir
  2. Fifi, não gosto de A/C o tempo todo também mas tenho q te dizer uma coisa. Em lugares muito quente e HUMIDOS como aí, tem o problema de MOFO. Especialmente se vc. fica ligando e desligando o troço. Por que na hora q vc. desliga e abre a janela, o ar humido encontra as superfícies geladas e condensa! Eu fui obrigado a me render, quando morava em Miami. Mas lá o AC era incluido no aluguel....
    Bj.

    ResponderExcluir
  3. Andrezinho, que horror! Bom, aqui tem manutencao do ar condicionado uma vez por trimestre, e eles vem semana que vem. Vou perguntar isso!! Mas de qq jeito, me recuso a deixar a porta da minha varanda fechada o dia inteiro! bj

    ResponderExcluir
  4. Sempre dá pra esperar que voces se acostumem...
    Essa semana foi a MAIS fria, gelada, daquelas que nao da coragem de tirar a roupa pra tomar banho. Se fosse nos tempos do CLQ, estariamos colocando a roupa por cima do pijama, com certeza!
    bjo
    MH com problemas de log in...

    ResponderExcluir
  5. Sabe aqueles ventiladores a pilha, bem pequenos, individuais? Tem um que vem acoplado num chapeu, nao? Nao seria uma opção?
    Beijo ni
    (debaixo das cobertas)

    ResponderExcluir